Líder de missões alerta que a Igreja na América Latina entrou na era “pós-missionária”

  • 30/04/2025
Líder de missões alerta que a Igreja na América Latina entrou na era “pós-missionária”
Líder de missões alerta que a Igreja na América Latina entrou na era “pós-missionária” (Foto: Reprodução)

O missiólogo David Ruiz, um dos líderes pioneiros na estruturação do trabalho missionário na América Latina, alertou que a Igreja da região entrou na era “pós-missionária”.

O ex-diretor da Comissão Missionária da Aliança Evangélica Mundial participou do congresso do COMIBAM (Cooperación Misionera Iberoamericana), junto com outros líderes, para discutir sobre o futuro das missões na América Latina e Espanha, na semana passada.

Ruiz começou a construir estruturas e relacionamentos para ajudar a América Latina a ocupar seu lugar nas missões globais nos anos de 1980, após sua igreja local na Guatemala, liderada pelo teólogo William Taylor, começou a investir no envio missionário.

“Nossa igreja teve uma mudança de entendimento. Começamos a pensar seriamente em alcançar os não alcançados, embora, na América Latina naquela época, houvesse muito pouca infraestrutura para enviar missionários”, lembrou ele, em entrevista ao Christian Daily.

Enquanto trabalhava pelo avanço do Reino de Deus, David ajudou a plantar 23 movimentos missionários nacionais em toda a América Latina e presenciou o Sul global passar de campo missionário para um celeiro que mais envia missionários.

"Em nosso tempo, os principais atores eram igrejas, agências missionárias e centros de treinamento. Hoje você vê uma gama mais ampla de iniciativas – tradução da Bíblia, ministério entre os pobres, povos indígenas, pessoas com deficiência. É emocionante ver essa expansão”, comentou ele.

“Muitos dos líderes atuais eram funcionários juniores durante o meu tempo. Agora eles estão liderando, e isso é muito encorajador. Isso mostra o fruto do investimento de longo prazo”.

O líder observou que houve um aumento de líderes latinos-americanos dentro das organizações missionárias internacionais.

"Agora há latino-americanos chefiando agências globais. Isso é significativo, mostra que a região não está apenas enviando missionários, mas produzindo líderes de estatura global”, comemorou ele.

Preocupação com o futuro missionário

Apesar do êxito da Igreja latina no trabalho missionário, David Ruiz ponderou que as igrejas locais, antes centrais no envio, estão menos envolvidas com o cumprimento do Ide.

"Embora o número de missionários enviados esteja aumentando, estamos vendo uma queda no número de igrejas ativamente envolvidas em missões", disse ele. 

"E, em alguns casos, as igrejas que antes eram líderes do movimento não estão mais enviando. É como se eles tivessem entrado em uma fase pós-missionária”, avaliou.

Para Ruiz, a recente tendência deve ser uma preocupação para a Igreja latina. “Entre o primeiro COMIBAM em 1987 e hoje, a Igreja na América Latina cresceu tremendamente. Mas se esse crescimento não se traduzir em engajamento missionário, perdemos algo vital”, afirmou.

David incentivou os líderes cristãos no continente a discutir e tratar do problema. “Precisamos perguntar por que as igrejas estão recuando. É fadiga? Desilusão? Falta de base teológica? Seja qual for a causa, devemos despertar a igreja para seu chamado global", pontuou.

Observando que as agências missionárias se tornaram as principais enviadoras de obreiros às nações nos últimos anos, Ruiz defendeu a volta das igrejas como agentes centrais no trabalho missionário.

 "A igreja deve estar no centro das missões. Foi assim que Deus projetou. E é isso que garantirá o futuro do movimento”, concluiu.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/lider-de-missoes-alerta-que-igreja-na-america-latina-entrou-na-era-pos-missionaria.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. Bondade de Deus

Isaias Saad

top2
2. Jireh

Christafari

top3
3. Jeová Jireh

Aline Barros

top4
4. A benção

Gabriel Guedes / Nivea Soares

top5
5. Vida aos sepulcros

Gabriela Rocha / Elevation

Anunciantes